segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dica de leitura: Como o cérebro aprende




 Férias! Oba!!!

 Isso mesmo, férias é muito bom! Ideal para repor as energias e encarar mais um semestre.

 Nesse ritmo, Num constante aprendizado traz a seção "Dicas de leitura". 


 Amo alfabetização e tenho estudado sobre os processos realizados no cérebro para que a leitura/escrita aconteça e posso dizer que estou cada vez mais apaixonada!


 Já sabemos que nosso cérebro é uma máquina perfeita, mas não prestamos muita atenção em como a  aquisição da leitura e da escrita acontece dentro desse sistema complexo...

 Hoje, depois de algumas leituras, me pergunto: "Por que não aprendi sobre isso no curso normal?" São conhecimentos tão básicos.

 Pensamos muito sobre a melhor forma de ensinar, há inúmeras literaturas sobre isso, mas refletimos pouco, bem menos do que deveríamos, sobre como a criança aprende.

 Por isso Emília Ferreiro é referência na alfabetização, ela pensou diferente, quando todos se preocupavam com métodos de ensino, ela observou a construção da criança, suas hipóteses, como ela aprendia.

 E com o avanço da Neurociência, os benefícios para educação têm sido cada vez maiores.

 Dessa forma, minha dica de leitura para hoje é:



 Esse livro é um resumo do funcionamento cerebral numa linguagem bem simples e tem um capítulo dedicado somente à aquisição da leitura. Explica  fatores fundamentais sobre a aprendizagem e nos faz repensar as metodologias tradicionais de ensino, afinal memorizar não é puramente repetição, envolve bem mais do que isso!


O custo, em média, é de 50,00 reais, tem 151 páginas e pode ser facilmente encontrado na internet. Sempre compro assim e chega direitinho! O ideal é comprar em sites conhecidos e confiáveis.


 A leitura é ótima, traz muito conhecimento,  mas sozinha ela não vai ressignificar sua prática, você vai precisar refletir sobre suas ações, ver se suas atividades realmente estão levando seus alunos a efetivar a aprendizagem ou se estão apenas os tornando copistas e repetidores...

   Compartilho a dica pois acredito que um professor bem formado formará bem seus alunos, além de ser uma boa forma de seguir num constante aprendizado! 


 Espero que gostem! Até a próxima!

Um comentário:

  1. Obrigada pela dica!! Adoro Neurociência e tudo o que se refere a sua aplicabilidade na Educação.

    ResponderExcluir