quinta-feira, 11 de junho de 2015

Trabalhando a disciplina com os alunos

Compartilhando vivências


 Falar de indisciplina na sala de aula hoje é quase exemplificar o cotidiano de muitos professores e eu me incluo nesses! Sim! Isso porquê todo professor sabe: por mais formação, confiança ou conhecimento que ele tenha, a educação vem dos pais e da família; a escola apenas "formaliza" essa educação, ou deveria fazer somente isso... 

 Quem acompanha as postagens sabe que ano passado tive uma turminha do barulho... http://numconstanteaprendizado.blogspot.com.br/2015/04/roda-do-afeto-minha-turma-do-ano.html?spref=fb.

 Já sabia disso antes das aulas iniciarem, então fui pensando em estratégias que me auxiliassem e elas deram bem certo! 

 Estou fazendo de novo esse ano e posso dizer que aliadas ao respeito (conquistado) e a participação dos pais (quando necessária), são estratégias interessantes. 

 Essa turminha do barulho, que se tornou do coração, tinha o péssimo hábito de sair da sala sem pedir. Então logo no primeiro dia de aula, apresentei um dos aliados:


 Pareceu até mágica, nem eu esperava que desse tão certo... Para o aluno sair da sala, precisava me entregar a plaquinha e só poderia sair outra criança quando ele voltasse e a colocasse no lugar... No segundo bimestre já não foi mais preciso usá-la! Salvo uma exceção... Mas toda regra tem a sua!!!

 Com a turma atual não precisei utilizar! Ufa!!! Mas o quadro de honra, sim!

 Este é coisa séria! Só tem o nome fixado nele o aluno que realmente merece. Às vezes, quando foi só um deslize e o aluno pediu desculpas, até vai, mas nada de nota 10! Quem não respeita as regras não tem chance e não recebe as palmas da turma ao final da aula.  




  Acho que dá certo porque enquanto vou colocando os nomes, vou elogiando e observando o que precisa ser melhorado em cada um, sempre nos 10 minutinhos finais... E também, porque toda criança gosta de chegar em casa e dizer pra alguém que foi nota 10! 

 Outra ideia que dá muito certo, e que eu, antes de trocar experiências com alguns professores, achava que não era tão importante, é a rotina. 

 Hoje digo que ela é essencial, numa escola de tempo integral como a nossa então, contribui e muito.

 Com ela as crianças se orientam, sabem que hora podem descansar um pouco, em que momento será o bingo, além de ajudar no controle da ansiedade.

 Tirando as partes fixas da semana, o restante coloco como "atividades", pois não divido a aula em matérias e vou explicando: "Olha, essa última atividade será jogos matemáticos, a segunda será o livro de Português, e assim fazemos todos os dias. 

   
Utilizo velcro
 para fixar as partes
 Porém,  mais importante do que  o E.V.A  e o que ele representa, é o olhar do professor. Você pode ter tudo isso na sua sala e viver aos gritos ou pode não ter e ser admirado e respeitado por seus alunos.

É algo que está além da transmissão de conhecimentos, está no olhar, na escuta, na sensibilidade.

 E se sua turma estiver com cara de quem não aguenta mais e você também, pare um pouco a aula, converse, brinque, distraia e depois retome. 

 É diferente de perder tempo, é investir tempo.

 Super disciplinada, quieta, imóvel, minha turma nunca vai ser, não sou assim. Quem me conhece sabe o quanto sou agitada e falante. Mas não é isso o que busco, quero o respeito deles! Conquistando isso, o resto se torna mais fácil!

 Sempre é tempo de tentar algo novo! Observe sua turma e se pergunte o que está faltando, quem sabe ela não fica assim?



 Viva, esperta, ativa e com o foco no aprender!!!

  Sigamos todos aprendendo! Até a próxima!!!

7 comentários:

  1. Gostei da ideia do quadro de honra, muito legal.
    Vou aderir!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Gisele Rodrigues, espero que possa te ajudar bastante na sala de aula!!! Bjus!

      Excluir
  2. Jéssica!
    Toda estrategia é bem-vinda!
    Obrigada por compartilhar e feliz ano letivo para vc e sua classe.
    Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rosangela Vali, desejo o mesmo pra você!!! Bjus!

      Excluir
  3. Era tudo o que eu queria, essa idéia é show, vou aplicar na minha turma e sei que vai dar certo, pois tudo que fazemos com amor sempre teremos resultados positivos. Lhe admiro por demais, obrigada pela grande ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o amor é fundamental em todo esse processo de aprender e ensinar! Obrigada por sua visita e pelas palavras! Seja sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  5. Olá, minhas aulas só começam dia 13/02. Por isso, estou amando as dicas! Obrigada.

    ResponderExcluir