sexta-feira, 10 de abril de 2015

Alfabetizando com receitas II

Sopa de letrinhas!!!



  Fazer sopa de letrinha na escola não é nenhuma novidade, mas eu nunca havia feito antes. Então foi uma experiência nova pra mim e minha turma! 

  Iniciei essa semana com o texto " Ana Bela Comilona" de José de Nicola. No primeiro dia trabalhei a estrutura do texto e a interpretação.

 Ana Bela Comilona

Ana Bela Comilona
come tudo o que vê.
Basta ligar a TV
nhac, nhac, nhac.
Era uma vez
a bolacha,
a pipoca
ou qualquer outra maçaroca.
Ana Bela Comilona
só não era muito sabichona.
Na mesa, entendia de tudo
na escola, nada de ABC.
Sua mãe pensou, pensou, pensou,
até que - Opa!
A solução estava na sopa.
Ana Bela Comilona
logo aprendeu o ABC
comendo o prato repleto
com as letrinhas do alfabeto.



    No segundo dia trabalhamos com as palavras do texto.



   Quando trabalhamos a ortografia dentro de um contexto é mais fácil para criança. Para os alunos em processo de alfabetização essa dinâmica torna a aprendizagem mais significativa.





   Neste mesmo dia, à tarde, fizemos a receita. Cada criança fez sua parte: um lavou, o outro cortou, outro mexeu...E assim foi surgindo a sopa.


   Desta vez optei por outras atividades, porque já tínhamos no cartaz, como referência,  a receita do brigadeiro de colher, http://numconstanteaprendizado.blogspot.com.br/2015/04/brigadeiro-de-colher-durante-as-ultimas.html. Uma delas foi a escrita de palavras com as letrinhas do macarrão. Enquanto a sopa cozinhava, fomos escrevendo.


                                              

     

   
  No terceiro dia trabalhamos a matemática no texto. Procuramos os preços dos ingredientes nos encartes, fizemos comparações e probleminhas. A atividade serviu, também, para sondar o que os alunos sabiam à respeito do nosso sistema monetário. Neste dia fizemos uma produção de texto bem legal!
        

  A proposta foi substituir o nome da personagem pelo deles e escrever sobre o que cada um gostava de comer.  Hoje a aula começou com essa leitura, feita pelo próprio "João Comilão"! 
    





 Escolhi essa produção por ser de um aluno que está no nível silábico-alfabético, numa transição. Ele já usa sinais de pontuação e começa a estruturar seu texto, mas ainda aglutina palavras e omite letras.

  Corrigimos o texto, coletivamente, no quadro e depois trabalhei as palavras com "ÃO". A aula ainda vai se estender até semana que vem, quando vamos começar a falar da alimentação saudável.


  Gostaram? Espero que sim! Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário