domingo, 12 de abril de 2015

Por que um blog?

Professora, eu???



  Posso dizer, convictamente, que essa profissão me escolheu. Nunca pensei em fazer o curso normal, mas minha mãe sim! Na verdade Deus já tinha um caminho preparado, bem além do que eu conseguia enxergar naquela época.

   E quanto mais eu estudo, mais me sinto atraída por esse processo de ensinar e aprender. Hoje fazendo minha pós graduação, as ideias saltam na minha mente numa velocidade tão alta,  que nem mesma eu consigo acompanhar! 

  E a área que mais gosto e muitos sabem, é a alfabetização, o letramento, a aquisição da leitura e da escrita...Chame como quiser, independente de conceitos, é maravilhoso acompanhar uma criança aprendendo a ler e escrever.


  Ensinar a leitura e a escrita não tem nada a ver com repetições cansativas, com cópias intermináveis, com folhinhas aos montes, cheias de B com A, BÁ; mas  refere-se ao criar condições para que a criança construa seu conhecimento, para que ela esteja em constante processo de fazer e desfazer associações. 


O aluno precisa pensar sobre a leitura e a escrita, só assim ele avança. E nós precisamos respeitar o seu tempo, observá-lo, conhecê-lo e acompanhá-lo. Estar atentos ao que ele necessita. Sabe, não adianta querer que um aluno silábico escreva textos perfeitos, mas também não se pode pensar que ele não escreva nada.

  
  Outra coisa que tenho aprendido é que método ainda é algo muito valorizado, parece que se você não tem um, está perdida! Na verdade,  e eu já comentei sobre isso aqui http://numconstanteaprendizado.blogspot.com.br/2015/03/alfabetizacao-por-onde-comecar-uso-um.html, sabemos que cada criança aprende de um jeito distinto, então porque ensinar apenas de uma maneira?

 Por isso o blog, aqui posso exercitar meus pensamentos,  compartilhar experiências e trocar com pessoas que também amam ensinar.

   Vamos lá, deixe sua opinião. O que sua prática tem lhe ensinado? O que você tem aprendido com seus alunos? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário