quarta-feira, 22 de abril de 2015

Matemática na prática I

Sistema monetário o ano todo!!!



 Acho essa ideia maravilhosa, uma das formas de trabalhar o sistema monetário mais interessantes que já vi. Ideia da professora Érica que fez o PACTO comigo no ano passado. Na mesma hora que ouvi o relato dela, pensei: É isso! Excelente!!! 

 Ela trabalhava o sistema monetário diariamente e não como o conteúdo de um bimestre, como eu ainda fazia. Pagava diariamente os alunos por suas tarefas e descontava quando necessário. Ao final do ano, com o dinheiro que eles conquistavam, ela fazia uma grande venda com doações e brinquedinhos. Os alunos estavam em contato com o dinheiro todo dia, faziam trocas, contavam para ver quem tinha mais, subtraiam quando perdiam... Genial!!!
  
 Fui pra escola no outro dia e comecei a planejar as aulas, mas faltava um livro nessa história toda. Então lembrei de um que tinha lido na minha adolescência:


 Como a história é bem grande, cada dia eu contava um capítulo. Contava mesmo, não lia, pois a leitura era cansativa pra eles. Seguia o enredo da novela, só que de forma bem resumida! 

 E no decorrer da contação, fomos cortando as cédulas e moedas do livro, conversando sobre elas, analisando e produzindo textos... 

 Esse foi sobre a utilidade do dinheiro, queria saber o que eles pensavam sobre o assunto...



 Esse outro foi para saber a noção que eles tinham sobre o valor do dinheiro. O título era: "Com mil reais eu..." 


 A cada produção nós íamos corrigindo ortografia, pontuação, estrutura; individual e coletivamente também.

 Optei por fazer o pagamento semanal, toda sexta. O aluno que cumpria todas tarefas e também tinha um bom comportamento ganhava 10,00 reais. A cada "infração" perdiam 1,00 real. Tinha criança que ganhava todo dinheiro e sempre tinha um que saía com apenas uma moedinha.
     
 O interessante é a motivação, a gente não precisa ficar pedindo pra contar, pra comparar valores, eles fazem isso automaticamente. Quando juntavam duas notas de 10, pediam para trocar por uma de 20 e assim meu trabalho era mediar seus conhecimentos.

 Fiz dois momentos para as compras. Um foi a venda de pipoca. Fizemos cartazes com os preços e cada aluno ficava no caixa um pouquinho.




 O outro foi a venda final, onde eles  gastaram todo o dinheiro que tinham. 


 Para fechar, fizemos a releitura da obra de Domingos Pellegrine em forma de texto coletivo. Assim eles ficaram com o livro para ler quando quisessem.


 O melhor quando a gente compartilha uma ideia é que ela não está engessada, nós podemos dar a nossa cara, acrescentar, tirar, adaptar e no fim, mesmo com um pouquinho de trabalho, quem ganha são os alunos. E isso é o que importa!!!

Então, vamos compartilhar!!!

2 comentários:

  1. Parabéns minha linda ! Seu blog está lindo ! Estou amando, já tirei várias idéias pra trabalhar com minhas turmas. tenho mto orgulho de vc. Profissional excelente!!! Gde bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciene!!! Muito obrigada pelo carinho de sempre! Você é um exemplo de compromisso e dedicação com nossos pequenos e isso faz toda a diferença! Sei que as dificuldades que encontramos são muitas, mas temos conseguido vencê-las! Um grande beijo pra você também!!!

      Excluir