terça-feira, 24 de março de 2015

Hora da leitura: uma boa ideia de incentivo para as crianças!



  Sempre começo minhas aulas com uma leitura feita por mim ou pelos alunos. Elas são a parte central do meu planejamento, funcionam como um gancho para as demais atividades, incluindo a alfabetização. 

 E pensando em incentivar essa prática nas crianças venho realizando essa atividade em minhas turmas, nunca acontece igual, como já comentei, mas os resultados são sempre bons!

A ideia é fazer com que todos os alunos consigam completar o quadro da "Hora da leitura" com estrelinhas. Fica combinado que aqueles que alcançarem a meta ganham um prêmio. O trabalho pode ser realizado durante todo o ano ou no segundo semestre.
 Os alunos ficam na expectativa de seus nomes saírem no sorteio e por isso estão sempre treinando, mesmo sem pedir.
 Ano passado fazia o sorteio toda segunda e eles escolhiam um texto na "caixa de textos". Com a turma atual vou fazer com a leitura da própria produção deles, como uma forma de compartilhar e incentivar a escrita pessoal.

  Conforme o tempo vai passando, os sorteios vão acontecendo, o quadro vai completando e eu vou dando dicas quanto ao que cada um precisa melhorar para ganhar a próxima estrela: entonação, altura da voz, respeito à pontuação e etc. Tem criança que treina em casa no espelho...


 É claro que nem todos têm o mesmo ritmo de leitura, mas a estrela é pra quem treina e faz o seu melhor. Assim, ao final do ano todos estão com seu quadro completo. 
  O prêmio mais do que o kit escolar e um livro é saber que você foi capaz de conquistar suas estrelas  com esforço e dedicação.
 Na cerimônia de premiação todos fazem um agradecimento à escola, alguns me emocionam, choram e me fazem chorar também! 




 Mas, ao final, o que fica é a alegria de saber que todos somos capazes, basta querer!!!


 Até a próxima!!!


9 comentários:

  1. Ideia incrível, fazer leitura já é uma prática, mas utilizar o quadro de estrelas é uma ideia muito boa, para incentivá-los ainda mais e realizar um trabalho de alfabetização, recuperação e escrita também utilizando o próprio esforço para construir conhecimento! Vou adotar a sua ideia, ok! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo! Adorei a ideia!! Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pessoal! Amo esse projeto, tenho muitos resultados com ele, os alunos também gostam muito!!! Vale a pena fazer!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia, vou aplicar na minha turma. Obrigada por compartilhar suas idéias maravilhosas.

    ResponderExcluir
  5. Que bom!!! Depois compartilha suas experiências, vou amar saber como foi!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana, vou fazer com os meus💝💝💝

    ResponderExcluir