terça-feira, 31 de março de 2015

Alfabetização? Por onde começar?

Vamos compartilhar nossos saberes




  Eu uso um método? Não uso? Começo pela letra B? Silabação? Quando começar a escrever textos? E as "sílabas complexas"? Só depois do BA-BE-BI...?

 São perguntas que muitos professores já fizeram em algum momento de sua caminhada, inclusive eu! Mas o que tenho aprendido na prática e comprovado em meus estudos é que uma criança só aprende a ler lendo e a escrever escrevendo.

  Sem mágica, simples assim! 

  Quem foi que disse que é necessário seguir a ordem do alfabeto? A ordem a ser seguida vem da necessidade da criança... O que ela "pede" a gente dá. É saber aproveitar as oportunidades e construir uma aprendizagem significativa. Ter uma olhar diferenciado e uma escuta sensível.


 Toda turma tem alunos em diferentes etapas do processo de  aquisição da leitura e escrita. Desde aqueles que leem e escrevem muito bem até aqueles que conhecem apenas seu nome. Para dar conta, é preciso fazer atividades que alcancem esses níveis contrastantes. Caso contrário,  a aula fica fácil demais, difícil demais, ou então você faz vários planejamentos...

Por isso sempre busco atividades onde eu consiga atingir a cada grupo em um determinado momento. Vou começar a postar algumas delas, nenhuma é inovadora, mas o objetivo não é revolucionar e sim alfabetizar, certo?!


  Toda sequência começa num livro ou leitura e vai se desenrolando conforme a interação, necessidade ou curiosidades deles, com um planejamento sério e antecipado. São nessas sequências interdisciplinares que o despertar da leitura e da escrita acontece. 

       
 Espero que possam aproveitar as ideias, mas sempre colocando um toque especial: o seu!





6 comentários:

  1. Parabéns pela ideia do blog, tenho certeza que a missão de Deus pra você na terra, é transmitir conhecimentos, valores e transformar vidas através da educação! Fico muito feliz de ter você como amiga e colega de profissão. Acredito quando vejo sua prática, amor e dedicação que ainda podemos acreditar e ter fé nas pessoas e na educação. Te amo e estarei apoiando sempre! Esse blog é só mais um passo na jornada maravilhosa que você tem pela frente e eu estarei sempre ao seu lado apoiando, admirando e incentivando! Estou muito orgulhosa por você finalmente ter colocado está ideia em prática! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga linda, obrigada de coração! Você sempre me apoiou em momentos bons e ruins, e agradeço por estar compartilhando mais esse passo comigo! Amo você!!!

      Excluir
  2. Parabéns, estou adorando ler e aprender com seu blog!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mara Corquiola, fico muito feliz por você estar gostando!Seja sempre bem-vinda e fique à vontade para compartilhar suas ideias e opiniões, esse é um espaço de troca! Bjus!!!

      Excluir
  3. Hoje que estou conhecendo sua página e estou encantada, tudo vem de encontro com que eu penso sobre a aprendizagem, adorei suas idéias e com certeza irei aplicar em minha turma. Que Deus continue iluminando sua vida e desde já agradeço por compartilhar seus conhecimentos conosco.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Francisca Duarte! Fico feliz por poder ajudar compartilhando o que acredito e mais ainda por saber que há ainda muitos profissionais dedicados que buscam fazer a diferença! Que Deus abençoe nossa caminhada a cada dia!

    ResponderExcluir